How to pack your travel bag / Como fazer a mala de viagem

Olá boa gente, hoje o post vai ser um bocadinho diferente dos outros. Estava aqui a pensar, será que toda a gente sabe preparar uma mala de viagem?!? A resposta é não. Eu mesma só fiquei pro no assusto quando dei por mim a fazer e desfazer a malas dia sim dia não. Há pequenos truques que nos ajudam a fazer a mala mais leve, não levar tanta coisa desnecessárias, evitar ser roubados e/ou ficar sem alguns objectos, mais precisamente perfumes, loções e coisas do género, durante a passagem pelo raio X. 

Mala de mão: 

A mala de mão é, em algumas companhias low cost (baixo preço) a única mala permitida pela mesma, que o passageiro pode levar junto consigo e tem por norma um limite de 10kg. E umas medidas também mas aí depende mesmo da companhia que vão voar, recomendo ir ao site, ler e medir com a fita. 
Claro que tudo isto passa a não fazer sentido quando viaja com uma companhia que não seja low cost, porque não só pode meter lá para dentro todo o peso que conseguir como pode ainda levar a carteira de senhora, mala com portátil, sacos de compras no aeroporto e afins. 


Nesta mala convém colocar: 


  • Documentos como passaport, identificação, cartão de saúde Europeu (no caso de o ter), boletim de vacinas (no caso de ser uma viagem para as zonas de risco);
  • Tecnologias - Computador, Telemovel, Carregadores dos mesmos, bateria extra se for o caso;
  • Líquidos - como shampoo, pasta dos dentes, cremes de corpo, perfume em embalagens até 100 ml que no total tenha no máximo 1L e que estejam dentro de um saquinho transparente (pode ser daqueles de cozinha para quem tem escusa de gastar dinheiro) os senhores de aeroportos como EUA e Reino Unido e Lisboa são uns chatos com isso);
  • Muda de roupa para o caso da mala grande se perder ter ao menos uma muda de roupa interior limpa; 
Proibido: 
  • Qualquer objecto cortante como tesoura, faca ou corta-unhas;
  • Desodorizantes ou coisas em spray;
  • Líquidos com mais de 100 ml (se se for casmurro e decidir levar de qualquer maneira eles ficam com eles e deitam no caixote do lixo mesmo  a nossa frente);
  • excepto para biberões de bebe que eles permitem mas se não estou em erro um dos pais tem que provar. (não estou certa quanto a esta mas vou tentar averiguar);
Se estiver a viajar apenas com esta mala para um fim-de-semana em qualquer lado recomendo que por causa do espaço experimente em casa a roupa toda que vai usar. Isto é: primeiro vá ao site da meteorologia para ver que tempo faz no destino (não adianta levar bikinis e saias se estiver a chover ou esquecer-se das botas e luvas no meio de um frio desgraçado). Digo isto porque antigamente o que eu fazia era não ver o tempo e acabava por levar sempre roupa a mais e as vezes não a mais adequada ao clima. Então o truque é : ver o tempo, escolher uma ou duas mudas de roupa completas que se possa andar de dia e de noite e experimenta-las.  Evita-se assim levar demasiadas camisolas, calças ou saias e depois chegar ao sitio nada combinar e andar com peso excessivo de um lado para o outro. Se for dada a modas escolher um par de brincos, um colar e uma pulseira que dão com tudo e assim evita que não combine.

Mala de porão: 

Nesta mala dependendo da companhia pode levar 15, 20 ou no caso da minha (a que trabalho, antes fosse minha!!) pode levar até 30 kg. Aqui pode colocar tudo o que é roupas, produtos de higiene, calçado, toalhas de praia (se for para um hotel nem precisa delas) e tudo o que precisar. Mas atenção, deve evitar colocar Jóias, máquinas fotográficas e outras coisas de valor, porque como toda a gente sabe nos aeroportos as vezes eles fazes as revistas as malas e se algo lhes interessar…. já era! 
Recomendo que coloquem aloquetes porem há aeroportos no mundo que mais vale não se por nada. Nos Estados Unidos da America por exemplo, mais vale mandar a mala sempre destrancada, porque se tiver aloquetes eles partem-nos para revistar e se for de chave, ainda pior, eles estroncam o que quer dizer que se a mala for de chave corre o risco de fazer o resto do trajecto aberta. Portanto fica a dica, não trancar as malas para os EUA, fechar apenas com os fechos. 
Outra coisa importante é: nós acabamos sempre por encher esta mala e nunca usamos metade do que lá está (daí estabelecer a roupa que se vai usar para cada dia ser essencial) depois o que acontece é que vemos uma data de coisas baratas que gostávamos mesmo de levar para casa, para o pai a mãe o gato e o periquito mas já não há espaço na mala. Por isso mais vale levar pouca coisa e deixar algum espaço para possíveis comprinhas e lembranças. Repetir roupa em viagem não tem mal nenhum. 

Por último:  as mala devem ter etiquetas com o Nome, Número de telefone e Morada do país de residência para o caso de desaparecer poder voltar para casa. 


A baixo deixo o video de um Senhor que parece ser profissional aqui na arte de fazer a mala. A dele é bem pequena mas cabe um montão de coisas. Vejam vale a pena.


Espero ter-vos sido útil, boas viagens!

Se houver mais alguma dica que saibam e que eu não tenha posto aqui, comentem a baixo e eu acrescento ;) 

beijinhos
Mafalda


Comentários

  1. Hey ! Thank you so much for becoming a member of my blog! I'll definitely be checking out your blog too! I love your photos, they are all very pretty!:)
    Greetings from France! xoxo
    Iris

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Please feel free to leave me a comment.

I would love to hear from you.

Mensagens populares