Flight attendant in Dubai

Assistente de bordo no Dubai 


Olá meninas (e meninos!) 

Como vocês sabem, ou ainda não, eu trabalhei quase 3 anos no Dubai como assistente de bordo numa das maiores companhias aéreas do mundo. Companhia essa que esta sempre a recrutar em Lisboa, Porto e Faro.
Durante esses quase 3 anos e ainda agora, estava e estou sempre a receber mensagens de meninas que assim como eu têm o sonho de ser assistentes de bordo (as ditas hospedeiras) e portanto resolvi escrever um post em que respondo às perguntas mais comuns. Desde já digo, que se tiverem dúvidas às quais não respondo, deixem comentários a baixo e serão logo respondidas. 

A pergunta mais comum:

O que fazer para ser contratada? o que eles procuram ou como me devo comportar? 
R: Não há uma formula mágica, mas posso te responder o seguinte, primeiro tens que te inscrever no web site da companhia que queres, responder a umas perguntas e ver quando há um ''open day'' que é o dia de recrutamento e onde. 
Depois disse tens que ir ao Open day. 

Lá vão ser uns mil cães a um osso, mas não te assustes. Eu quando cheguei lá pensei, -já era!!, vi uma data de meninas que já pareciam estar a trabalhar na companhia, puxo no cabelo, lábios vermelhos… tudo. E eu estava de fato e rabo de cavalo, com uma maquilhagem muito simples e clean. Pensei: uma de nós está errada, mas rezei para não ser eu. 

Fui passando de fase em fase ( se quiserem que escreva sobre as fases da entrevista, digam a baixo porque terá que sr outro post, são muitos detalhes) e passados dois meses lá recebi a tão desejada chamada e fui eu para o Dubai sem saber sequer onde ficava exactamente. 

O que precisas saber: para este emprego tens que gostar de : conversar, uma coisa comum a todos nós é que não nos calamos nem debaixo de água, falamos nem que seja com as pedras da calçada. Tens que gostar de falar porque vais ter que meter conversa com centenas de pessoas todos os dias ! Tens que ter paciência, crianças a berrar,  adultos ou idosos vão querer a tua atenção a mil porcento. Se não te estas a imaginar a atura-los esquece desde já a ideia. 

Pronto tendo em conta que és o mais paciente dos seres, adoras crianças, velhinhos, viajar, conhecer pessoas lugares, culturas e das-te bem com toda a gente és a pessoa apropriada para o trabalho porque é isso que eles procuram. Só tens que ir a entrevista e ser tu mesma. Eles também procuram que saibas improvisar e que não fiques desconfortável com  frequência. E mais uma data de coisas mas eles têm lá os critérios deles.


No Dubai preciso de andar toda tapada ?
R: Não. No Dubai andas como te apetecer sempre contando que tens que respeitar as outras culturas e se queres que eles te respeitem a ti não aconselho a que andes toda descascada. Há muitas misturas de nacionalidades e há algumas em que os homens nunca viram uma mulher destapada portanto é normal que olhem se te vêm de calções e top no shopping. (Imagina uma senhora de Abaia (aquilo que os portugueses chamam de burca) no meio de santa catarina, também olhariamos ou não?! ).  
Mas isto não se aplica a praia, quando vais para a praia podes ir como quiseres, há milhares de turista e cada um se veste essencialmente como lhe apetece. 


As raparigas moram separadas dos rapazes? 
R:Não, os prédios são mistos. Os apartamentos são só de raparigas ou só de rapazes (por norma 2 ou 3) mas os prédios são mistos. 

Como funciona o alojamento?
R: A empresa toma conta de tudo, dá casa com piscina e ginásio. Paga água e luz. Normalmente divides a casa com mais uma ou duas pessoas do mesmo sexo. 

Não há álcool no Dubai?
R: Há, em todos os hotéis e maior parte dos restaurantes. Não há nos supermercados, mas há em lojas apropriadas. Para comprar álcool ou ter em casa tens que ter uma licença. Para isso tens que ter uma carta da companhia. Por norma a licença é fácil de tirar, dura um ano e assim estas salvaguardada/o. Pode-se trazer álcool de fora do Dubai, mas há um limite. 

O salário são 2500 euros por mês??
R: Não, nem pensar. Não quando começas a voar, nos primeiros 6 meses é mesmo mau até (devido a mil e um descontos que eles fazem no inicio) mas depois fica bem melhor mas nunca atinge esse valor. O que ajuda e pode levar a um valor perto desse é o dinheiro que se recebe quando se chega um país. Se fores daquelas pessoas que não gosta de ir visitar a cidade em que estas mal comes e fica enfiado no quarto do hotel as 24h talvez consigas juntar um montão de dinheiro extra. Eu como adoro viajar e conhecer, fiz todas as tours, comprei todos os souvenirs possíveis imaginários, no primeiro ano não juntei nada, só quando comecei a ir a um país pela segunda ou terceira vez aí já não precisei de gastar tanto. 
Só quando passas para Business class ou First class aí sim consegues um salário mesmo à maneira. 

O custo de vida no Dubai é caro? 
R: Bem é como quiseres podes comer barato, ir ao super mercado e cozinhar ou podes ir a restaurantes e gastar mais. Agora cada vez que saíres de casa estas a gastar, metro ou taxi no mínimo. 
A melhor parte é trazer os petiscos de Portugal, tudo o que é Tuga cada vez que vai a casa trás a mala cheia de miminhos. Há coisas que não há no Dubai ou são mais caras, como tudo o que é derivado de porco por exemplo, que há mas é extremamente caro. Então um presuntinho ou chouriço, um vinho ou pasteis de nata são coisas que não faltavam nas nossas malas de regresso a casa. 

Há lá muitos Portugueses?
R: Sim !!! Só na companhia onde trabalhava éramos uns 500 e depois há imensas pessoas que não são tripulação a trabalhar lá, arquitectos, engenheiros, mulheres de pilotos, senhores que trabalham na televisão (que são muitos mesmo), treinadores de cavalos (espero que se chame assim, se não peço desculpa) e mais uma data de pessoas que não me estou a lembrar agora.  Mas há muitos Tugas sim!!! :)

O Dubai é seguro?
R: Não deve haver sitio mais seguro para se morar, se se perde uma carteira, vai-se aos perdidos e achados do local onde se perdeu e lá está. Devido a eles não se seguirem pela regra do ''achado não é roubado''  quando uma pessoa tem o azar de perder algo é por norma fácil de recuperar. As pessoas são super honestas e entregam as coisas à policia. Só um à parte num país Muçulmano roubar é dos piores pecados então por isso este facto acontecer como regra.
Quanto a seguro de se andar sozinhos na rua, apanhar taxis a meio da noite, ou assim é mesmo o melhor sitio. Com câmaras por TODO o lado o Dubai é um óptimo sitio para de viver e não há qualquer problema em se sair sozinho seja a que horas for.

A vida de assistente de bordo é assim tão glamourosa como se pensa? 
R: Se gostas de viajar não há nada que te faça não gostar da profissão, conhecer o mundo todo (um bocadinho do mundo) para mim foi a melhor recompensa .E sim tem o seu lado de glamour porque uma vez no Dubai, recebes um cartão que te dá acesso à entrada livre para piscinas de hotéis espetaculares onde ainda tens 50% desconto na comida nos mesmos, os ginásios desses hotéis, discotecas de graça, tens a tua piscina em casa e tudo mais. O que te proporciona qualidade de vida e uma vida glamourosa.
Contudo, trabalhas tanto e volto a frisar trabalhas TANTO que as vezes nem tens força para te levantar da cama e sair de casa no intervalo dos voos.

Estas foras as perguntas mais frequentes.
Espero ter sido útil as meninas (e meninos) que estão a pensar em ter esta profissão, qualquer dúvida escrevam um comentário a baixo e eu responderei brevemente !! Ah, se me lembrar de algo importante ainda acrescento. E digam se gostam deste tipo de post, sobre esta profissão que poderei escrever mais vezes e aprofundar o assunto.

Beijinhos
Mafalda

Comentários

  1. ola boa tarde a minha filha vai agora para a emirates em junho e gostaria de saber se tem de levar muito dinheiro e se pode ser em cartao ou se e melhor em dinheiro vivoe se troca ca o dinheiro ou se e melhor trocar ai e se pode levar comida daqui de portugalquando for para ai e que tipo de comida que deve levarpara k nao haja problema no aeroporto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisa de levar muito dinheiro que no primeiro dia de ''escola'' /treino dão-lhe logo uns 500 euros (se não estou em erro) para despesas (que não são muitas no inicio se ela for poupada) que depois descontam dos ordenados seguintes. Se for viver com uma miúda que já tenha tudo em casa nem gasta dinheiro nenhum, se forem as duas novas é que poderá ter que compras coisas pequenas como aspirador, ferro de engomar, … mas ao chegar lá ela vê e pode ir comprando tudo aos poucos. Por isso não precisará de muito. Lá pode trocar dinheiro em todo lado, shoppings, estações de metro ou mesmo no aeroporto, por isso se levar euros não há problema ;) Quanto a comida, o que mais trazíamos é chouriço, fiambre, leites achocolatados( se for picuinhas como eu e não gostar do leite do dubai), vinho ou cerveja se gostar de ter em casa, e mais coisas, mas acho que na primeira vigem para o Dubai, terá 50kg que na minha opinião serão melhor aproveitados se levar roupa (verão e inverno) e coisas de higiene pessoal para no inicio não ter que gastar minho dinheiro com estas coisinhas.
      Espero ter ajudado qualquer dúvida escreva aqui que tentarei responder brevemente.
      Beijinhos e boa sorte para a filha

      Eliminar
  2. Adorei ler este post, foi bastante esclarecedor! :) Eles dão sempre dinheiro extra em todas as viagens que fazem? Se sim, em média é de que valor? Existem descontos para viajares para o teu país ou trazeres familiares para te visitar? Estou a ponderar candidatar-me, mas queria esclarecer algumas dúvidas ;)

    Beijinhos,
    Carolina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina,
      Eles dão-te sempre dinheiro em todos os destinos, mal chegas ao hotel recebes. Mas há companhias que te depositam no salário por isso depende para que companhia concorres…
      Os valores variam do custo de vida do sitio. Dá-te para comer e beber à vontade e sobra para umas comprinhas normalmente ;)

      Tu os teus pais, manos, marido e filhos tem 90% de desconto nas viagens o que te permite andar de um lado para o outro quase de graça. Eu ia e vinha a Portugal do Dubai por uns 100 euros mais ou menos…

      Qualquer duvida apita ;)
      beijinhos querida

      Eliminar
  3. Recomendas? Eu gostava muito de ter uma experiência como Assistente de Bordo. Só tenho "dúvidas" quanto ao namoro e duração "mais apropriada" para se ser Assistente, seja um ano, dois três ou mais. Falo do namoro porque ser Assistente de Bordo não deve ser fácil para alguém que namora :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo sim Cátia, se adoras viajar mais que tudo como eu e lidas bem com disciplina e não ter horários vai e tenta. Quanto a ter namorado, epah, não é impeditivo de nada, e é sempre possível manter uma relação à distancia mas eu dou graças a Deus não ter tido até à um ano atrás porque fiz tudo o que tinha a fazer, conhecer … sem me privar de nada ou estar agarrada a nada. Contudo antes de me mudar para a Noruega ainda estive um bom tempo a namorar a distancia e digo-te o seguinte se vocês gostam mesmo um do outro vocês arranjam uma maneira ;)

      beijinhos

      Eliminar
  4. Olá querida conheci o teu blog agora e gostei imenso, já te estou a seguir :)
    É óptimo partilhares as tuas experiências connosco, assim conseguimos conhecer partes do mundo que de outra maneira se calhar nunca teríamos possiblidade de conhecer.
    Obrigada por este esclarecimento, eu gostava de ser hospedeira de bordo, não "para sempre", mas acredito que deve ser uma experiência inesquecivel e super enriquecedora.

    Beijinho
    simplypinkblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha linda,
      obrigada pelo comentário tão aconchegante!!! eu adorei ler o que escreveste, vou seguir-te também assim mantemos-nos em contacto ;)
      é uma experiencia única, que vale a pena passar por ela. Se gostavas, força, qualquer dúvida estou aqui !!!
      beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Mafalda,
    Encontrei o teu blog por acaso e as suas leituras têm sido bastante úteis e práticas, obrigada por partilhares a tua experiência :)
    Ser hospedeira de bordo há anos que estava na minha cabeça, finalmente enchi me de coragem e candidatei me. Fui à Final Interview no sábado no Porto, em que me reteram na sala por 2hrs!.. Não sei o que esperar, mas tento ser positiva. :P
    A questão que te coloco é acerca do tempo médio de resposta (positiva ou negativa) e dos exames médicos requeridos pela Emirates: Demoram muito a dar uma resposta (li algures que demorariam entre 2 semanas a 3 meses?) e aconselhas me a ir despachando alguns exames médicos, como vacinação e exames oftalmológicos? Como tudo neste país demora o seu tempo, receio que o prazo que me dêem para submeter os exames seja curto e não consiga fazê lo, caso me liguem com uma resposta positiva. Um beijinho e felicidades na Noruega!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles demoram, ou pelo menos foi assim comigo, uns 2 meses, para me ligarem, e disseram-me que tinha 2 meses até embarcar para o Dubai. Aí dá tempo para tudo, fazeres todos os exames e assim. E se faltar alguma coisa eles mandam email a pedir ;)
      obrigada e qualquer duvida avisa ;)
      beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Mafalda gostava de sabes quais são as línguas que é preciso saber nessa companhia ?? E se podemos usar lentes ?
    Beijinhos da madeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que falar a tua lingua mãe e inglês. Tudo o que souberes a mais é vantagem para ti ;)

      beijinhos para a madeira :*

      Eliminar
  7. Olá!
    Relativamente ao cabelo, a franja é impedimento?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há problema nenhum em ter franja :) peço desculpa pela demora

      Eliminar
  8. Sem dúvida, querida Mafalda.
    Então, a dica para alterares isso é fazeres download de algumas fontes para o computador. Embora não dê para as usares diretamente no blog, dá para construíres as tuas próprias montagens sendo que ficam gravadas em todos os programas :D

    Obrigado por esta FAQ. Sem dúvida que foi extremamente útil. Dubai é uma das minhas viagens de sonho pela grandiosidade do local e por ter uma cultura tão distinta! Tiraste-me imensas dúvidas :D

    NEW REVIEW POST | Revlon Age Defying Concealer 02 Medium
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  9. Olá Mafalda, encontrei o teu blog por acaso, enquanto pesquisava no google "maquilhagem para assistente de bordo" :p ADOREIIII o teu blog e em especial este post! Vou agora iniciar um curso de tripulante de cabine em Cascais, logo que termine o curso, tenho entrevistas para uma companhia aérea. Tens dicas que me possas dar em relação ao Inglês? Estou com um pouco de receio confesso, falar inglês ainda não é o meu forte! Beijinhos

    http://live-to-sparkle.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, obrigada pelo feedback, és um doce !!
      olha em relação ao inglês há coisas que são mais importantes que outras nesta profissão, mas saberes manter uma conversa minimamente é importante e também termos em caso de emergência. Porque internacionalmente toda a gente fala ingles e se tiveres uma emergência como eu já tive que fomos aterrar no meio do nada na Russia, o inglês é fundamental.
      O meu conselho é só este: se tiveres possibilidades (claro) compra uma viagenzinha barata e viaja, não há melhor forma de aprender ingles do que falar com pessoas. Sozinha é o ideal :) Londres é um belo sitio para começar que podes bem fazer sozinha porque não é perigoso ;)

      beijinhos e espero ter ajudado
      ps desculpa a demora

      Eliminar
    2. Ola Sofia! Vi que fizeste o mesmo curso que o que eu vou fazer em Março...espero que tenha corrido tudo muito bem! Podes dizer me como foi? As etapas e também as provas? Agradeço desde já pela resposta bjinho

      Eliminar
  10. Ola querida! Adorei o teu blog...Achas que aos 27 anos sou velha para ser hospedeira ? Vou agora começar um curso em Caiscais e confesso que tenho um pouco de receio! Bjinhos e obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Linda :) não só não és velha (nem nunca serás velha) como não precisas de nenhum desses cursos para esta companhia. Eu e a maior parte dos meus colegas nunca tínhamos voado. Talvez eles não gostem de pessoas com vícios não sei, mas também tenho alguns colegas que ja voavam antes. Concorre, tenta uma, duas vezes e pronto :) Boa sorte e mais alguma questão avisa ;)
      beijinhos

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela resposta querida! Tudo de bom és um doce bjinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Please feel free to leave me a comment.

I would love to hear from you.

Mensagens populares